sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CABET, Étienne


Nasceu no mês de janeiro de 1788 em Dijon (França) numa família de artífices. Seu pai era mestre tanoeiro. Feito advogado fixa-se em Paris, participando ao lado de Bazard, Chevalier e Buchez, da Sociedade Secreta dos Carbonários, da qual tornou-se um dos dirigentes.

Decepcionado com a atuação das Sociedades Secretas, afastou-se delas e após a Revolução de 1830, pela qual a burguesia levou Luis Felipe ao trono francês, foi nomeado  Procurador-Geral do Tribunal de Recursos  na Córsega.

Em 1831 Cabet foi destituído da função por suas críticas radicais contra a política burguesa, e por seu posicionamento público em favor de rebeldes populares poloneses e dos operários franceses que se levantaram naquele ano em Paris e Lyon. Em julho de 1831 foi eleito membro da Câmara dos Deputados, participando das lutas populares na França a partir de então.

Em 1833 criou o jornal “Le Populaire” e a folha “Les publications du Populaire”, destinada esta a circular no meio operário.
  
Em 1834 irrompeu novamente em Lyon outra insurreição operária, tendo Cabet assumido sua defesa intransigente, o que provocou o fechamento dos seus jornais e sua condenação por crime de imprensa.  Forçado a exilar-se, Cabet se instala em Londres, ocasião em que escreve "Histoire Populaire de la Révolution Française de 1789 a 1830". Abandona de vez suas idéias republicanas e assume a defesa da instituição comunista da sociedade e da socialização completa dos meios de produção. Para Cabet a sociedade comunista seria "a realização mais completa e a única forma perfeita da democracia".

Em 1839 escreveu a obra que representa suas idéias comunistas e o modelo de sociedade que propunha: "Voyage en Icarie". Sob a influência de Mably e Thomas More, na sociedade comunista descrita nessa obra, não existia a propriedade privada dos meios de produção; a direção suprema de todas as atividades eram administradas por um Conselho Superior formado por trabalhadores; toda a produção seria revertida para a comunidade, cujos produtos seriam depositados em armazéns públicos dos quais cada cidadão teria a liberdade de retirar o que necessitasse; todos os funcionários e magistrados seriam eleitos pelo voto popular e pelo voto popular estariam sujeitos à destituição; anualmente a comunidade elaboraria um plano detalhado da produção com base no cálculo das necessidades dos cidadãos. Seria a primeira experiência de uma economia planificada.

Para Cabet a transição da sociedade capitalista para a comunista se daria pacificamente no terreno político: o Conselho Superior  estabeleceria impostos progressivos sobre o capital e a herança, aboliria o exército, fundaria comunidades icarianas, passando o poder posteriormente para os membros das comunidades.

Em 1845 publica as brochuras "Mon Credo Communiste" e "Comment Je Suis Devenu Communiste". Em 1846 escreveu "Le Vrai Christianisme" , obra na qual Cabet faz um chamamento à Igreja para que praticasse o comunismo expresso no  cristianismo primitivo.

Participou da Revolução de 1848 na França e em 1849 partiu de Paris com outros discípulos para os Estados Unidos, fundando em Illinois, às margens do Mississipi, uma comunidade comunista nos moldes icarianos.

Retornando a Paris em 1851 fundou o "Journal Républicain Populaire". Expulso novamente da França em 1852, ruma mais uma vez para a Inglaterra onde funda em Londres com seus amigos Louis Blanc e Pierre Leroux, uma "União Socialista" e o novo jornal "L'Europe Libre", escrito em francês, inglês e alemão.

Em 1853 retornou à Illinois, para resolver alguns conflitos na comunidade que criara. Pouco tempo depois começa a sofrer pressões de alguns colonos, que o acusava de autoritarismo, o que o leva, pouco a pouco, a  afastar-se do convívio dos icarianos em Illinois.

Embora a historiografia socialista o inclua entre os utópicos do século XIX, Étienne Cabet distancia-se dos demais pensadores socialistas do seu tempo (Saint-Simon, Fourier, Owen). Ao lado de Wilhelm Weitling, é considerado um dos fundadores do comunismo moderno.

Cabet faleceu no dia 8 de dezembro de 1856 nos Estados Unidos, de um ataque de apoplexia. 


(Dados compilados por Aluizio Moreira)

Fontes:
Arquivo Marxista na Internet
BEER, Max. História do socialismo e das lutas sociais.São Paulo:Expressão Popular,2006.
BRAVO, Gian Mario. Historia do socialismo. Lisboa:Europa-America, 1977, 3 vols.
COLE, G.D.H. Historia del pensamiento socialista.Mexico:Fondo de Cultura, 1957-1960, 7 vols.
DROZ, Jacques (Dir). Historia geral do socialismo. Lisboa: Horizonte, 1972-1977, 9 vols.
HOFMANN, Werner. A historia do pensamento do movimento social dos séculos 19 e 20. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1984.
PETITFILS, Jean-Christian. Os socialistas utópicos. São Paulo: Circulo do Livro, s/d.

Sem comentários:

Enviar um comentário