sexta-feira, 13 de julho de 2012

WEITLING, Wilhelm


Nasceu em Magdeburgo, na Prussia, em 5 de outubro de 1808. Filho de pai francês e mãe alemã, exerceu a profissão de alfaiate, viajando por muitas regiões da Alemanha. É considerado por Max Beer como o  “único grande comunista alemão anterior a Marx”. 

Para escapar do serviço militar, deixou a Prússia e se estabeleceu em Paris em 1836, iniciand0-se na leitura do socialismo  em  Lamennais (representante do  socialismo  cristão), Saint-Simon, Fourier, Cabet e August Blanqui.

Em 1837 aderiu à Liga dos Justos, tornando-se o seu principal teórico, dirigindo-a até 1844, defendendo nessa época a idéia de que o proletariado seria o instrumento de libertação da Humanidade e concebendo a Revolução como resultado de um movimento de massas.

A influência de August Blanqui, levou-o a desacreditar da possibilidade de se estabelecer o comunismo pela persuasão, inclusive da classe dominante, ao modo dos utópicos, passando a admitir  que a nova sociedade só seria alcançada pela violência,cujos personagens mais revolucionários seriam  o proletariado desempregado, os marginais, o “lumpem-proletariat”.

Comprometido com o levante blanquista de 1839, foi obrigado a fugir para a Suíça onde foi preso em 1843 e entregue ao governo prussiano. Condenado a quatro meses de prisão, recorreu ao Supremo Tribunal que elevou sua pena para seis meses, sendo em seguida ao cumprimento da pena, expulso do país.

Viajou para Londres, onde foi recebido pelos socialistas, cartistas ingleses,  exilados franceses e alemães, com uma grande manifestação. De Londres seguiu para  Bruxelas e chegou aos Estados Unidos em 1846, regressando à Alemanha em 1848. 

Com o fracasso da Revolução liberal de 1848 na Alemanha da qual participara, foi novamente expulso, retornando aos Estados Unidos onde fundou a organização  "Liga da Emancipação" e o jornal "A República dos Trabalhadores". 

Considerado por Engels como “o fundador do comunismo alemão”, chegou a elaborar um plano de uma futura sociedade comunista que deveria ser implantada através de um "assalto ao poder" por um grupo de homens capazes. Defendeu a idéia da instalação de uma ditadura revolucionária como período de transição para o comunismo. 

A partir de 1842 passou a defender a organização política e sindical da classe operária, sua independência da influência burguesa, bem como passou admitir que a emancipação dos operários deveria ser  obra da própria classe operária. 

Weitling faleceu em 25 de janeiro de 1871 em Nova York, deixando as seguintes obras: "A Humanidade como é e como deveria ser" (1833), "As Garantias da Harmonia e da Liberdade" (1842), "Evangelho do Pobre Pecador" (1843). 


(Dados compilados por Aluizio Moreira)

Fontes:
Arquivo Marxista na Internet
BEER, Max. História do socialismo e das lutas sociais.São Paulo:Expressão Popular,2006.
BRAVO, Gian Mario. Historia do socialismo. Lisboa:Europa-America, 1977, 3 vols.
COLE, G.D.H. Historia del pensamiento socialista.Mexico:Fondo de Cultura, 1957-1960, 7 vols.
DROZ, Jacques (Dir). Historia geral do socialismo. Lisboa: Horizonte, 1972-1977, 9 vols.
HOFMANN, Werner. A historia do pensamento do movimento social dos séculos 19 e 20. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1984.
PETITFILS, Jean-Christian. Os socialistas utópicos. São Paulo: Circulo do Livro, s/d.

1 comentário: