domingo, 31 de agosto de 2014

LIEBKNECHT, Wilhelm




Wilhelm Liebknecht socialista alemão, um dos principais fundadores do Partido Social Democrata (SPD), de orientação marxista, considerado o maior partido politico da Alemanha e de mais longa existência naquele país, pois atua até hoje. 

Pai de dois grandes militantes socialistas Karl Liebknecht e Theodor Liebknecht (Karl, fundador juntamente com Rosa Luxembugo da Liga Spartacus e posteriormente do Partido Comunista da Alemanha, e Theodor militante do Partido Social-Democrata Independente da Alemanha -USPD, de posição centro-esquerda), Wilhelm nasceu em 29 de março de 1826, em Giessen, na Alemanha. 

Após a morte de seus pais, em 1842 foi morar com familiares, passando a estudar no Ginásio na mesma cidade onde nascera, tendo se dedicado posteriormente à filologia, teologia e filosofia, respectivamente em Giessen, Berlim e Marburg. Suas atividades politicas no movimento estudantil, fizeram-no emigrar para os Estados Unidos.

A convite de um diretor de uma Escola em Zurique, na Suiça, em 1847 muda-se para aquele pais para dedicar-se ao magistério, iniciando naquele mesmo ano suas atividades de jornalista fazendo a cobertura da guerra civil que eclodira naquele mesmo ano de 1847, entre conservadores católicos e liberais protestante, da qual resultou a criação, em 1848, de um Estado federal na Suiça, com a promulgação de uma nova Constituição.

Em fevereiro de 1848 com revolução de Paris, Wilhelm se transfere para a capital francesa e de lá vai para a Alemanha, onde participa da Revolução de 1848.  Preso em Baden, é acusado de traição, mas consegue fugir se exilando na Inglaterra.

Com o fim da Revolução de 1848 na Alemanha, Wilhelm retorna à Suíça, tornando-se um dos principais membros da Associação dos Trabalhadores de Genebra (Genfer Arbeiterverein), onde conhece Friedrich Engels.

Suas atividades politicas direcionadas à união dos trabalhadores alemães na Suíça levam-no novamente à prisão, tendo sido banido desse país em 1850, mudando-se para Londres onde ficou de 1850 a 1862, tornando-se membro de Liga dos Comunistas, desenvolvendo uma intensa colaboração com Karl Marx.

Em 1862, após a decretação da anistia para os participantes da Revolução de 1848/49, retorna à Alemanha onde torna-se membro da Associação Geral dos Trabalhadores Alemães (Allgemeiner Deutscher Arbeiterverein – ADAV), fundado por Ferdinand Lassalle.

De 1864 a 1865, Liebknecht trabalhou na revista Der Social-Demokrat, publicada por Jean Baptista von Schweitzer, mas por desacordo com o posicionamento amigável de Schweitzer com o ministro prussiano von| Bismarck, sai da equipe da revista e da Associação Geral dos Trabalhadores Alemães. 

Mudando-se para Leipzig, conhece August Bebel, com quem fundou em 1867 Sächsische Volkspartei e dois anos depois cria e dirige juntamente com August Bebel, o Partido Social-Democrata dos Trabalhadores da Alemanha (Sozialdemokratische Arbeiterpartei Deutschlands - SDAP), em Congresso realizado em Eisenach, além de desempenhar a função de editor do jornal Der Volksstaat (“Estado do Povo”), tendo ocupado ainda uma cadeira no parlamento (Reichstag).

Julgamento por alta traição de Liebknecht (em pé)
Bebel e Hapner (sentados), em Leipzig
Em 1870, com a eclosão da Guerra Franco-Prussiana, Liebknecht, através das páginas do seu jornal faz uma tremenda campanha contra a guerra, conclamando os homens de ambos os lados da fronteira para se unirem para derrubarem a classe dominante dos seus países. 

Como consequência de sua agitação, em 1872 ele, August Bebel e Adolf Hepner são presos e acusados perante  um tribunal de Leipzig, de alta traição, sendo condenados a dois anos de prisão em fortaleza. 

Em 1875, no Congresso realizado em Gotha, fundiram-se o Partido Social-Democrata dos Trabalhadores (SDAP) sob a liderança de Liebknecht e a Associação  Geral dos Trabalhadores Alemães (ADAV) de Lassalle, assumindo o nome de Partido Operário e Socialista da Alemanha.

Para este Congresso de 1875, Liebknecht redigira um Programa para ser apresentado e discutido pelos congressistas. Este Programa mereceu de Karl Marx alguns comentários publicados por Engels sob o titulo “Critica ao Programa de Gotha.” 

Autor de várias obras e panfletos entre os quais, “Sobre a Posição Politica da Social-democracia” (1889), “Karl Marx: Memórias Biográficas” (1896), “O Primeiro de Maio na Alemanha” (1897), “Nenhuma Negociação Politica” (1899). 

Um dos lideres da Primeira Internacional (1864-1876) e da Segunda Internacional Socialista (1889-1914), Wilhelm Liebknecht faleceu no dia 7 de agosto de 1900 em Berlim.



Lénin assim se refere a Wilhelm Liebknecht em sua obra Que fazer? 

tribuno que sabe reagir diante de todas as manifestações arbitrarias e opressivas, onde quer que se apresentem e seja qual for a camada social ou a classe a que digam respeito; que sabe reunir todos esses fenômenos num quadro geral do arbítrio policial e da exploração capitalista, e que sabe utilizar cada coisa insignificante para explicar ao mundo inteiro sua convicção socialista e suas reivindicações democráticas, para demonstrar claramente a todos a importância histórica mundial do movimento de emancipação do proletariado. 


(Dados compilados por Aluizio Moreira)



Fontes:
Arquivo Marxista na Internet
BEER, Max. História do socialismo e das lutas sociais.São Paulo:Expressão Popular,2006.
BRAVO, Gian Mario. Historia do socialismo. Lisboa:Europa-America, 1977, 3 vols.
COLE, G.D.H. Historia del pensamiento socialista.Mexico:Fondo de Cultura, 1957-1960, 7 vols.
DROZ, Jacques (Dir). Historia geral do socialismo. Lisboa: Horizonte, 1972-1977, 9 vols.
HOFMANN, Werner. A historia do pensamento do movimento social dos séculos 19 e 20. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1984.

Sem comentários:

Enviar um comentário