quinta-feira, 20 de agosto de 2015

BEBEL, August



Nasceu em Deut, na Alemanha, em 1840. Filho de militar prussiano, trabalhou na adolescência como aprendiz em uma oficina, e após quatro anos de aprendizagem, obteve o titulo de mestre torneiro.

Autodidata, cedo se ligou ao movimento operário. Visto como de grande capacidade de organização e tática politica, ocupou lugar importante na Associação dos Trabalhadores alemães (Arbeitervereine).

Em 1861 mudou-se para Leipzig, onde abriu um negócio próprio, se filiando a uma sociedade de artesãos, iniciando sua atuação politica. 
  
Em 1865, por influência de Liebknecht, Bebel converteu-se ao socialismo cientifico, se aproximando de Marx e Engels. 

Elegeu-se em 1867 deputado para o  Parlamento (Reichstag), na Alemanha do Norte, participando no ano seguinte no Congresso de Nuremberg, no qual Bebel e Liebknecht decidiram incorporar-se  na 1ª Internacional.

"A mulher e o socialismo"
Em agosto de 1869, juntamente com Wilhelm Liebknecht, fundou em Eisenach, o Partido Operário Social-Democrático (ou Partido Social-Democrata dos Trabalhadores - SDAP), cuja meta era abolir o “Estado de classes” e implantar um “Estado Livre Popular”, contrapondo-se Lassalle, que defendia a colaboração de classe e a manutenção do Estado burguês.

O SDAP de Bebel e Liebknecht fundiu-se com a Associação Geral dos Trabalhadores alemães – ADAV) liderada por Lassalle, num Congresso realizado na cidade de Gotha (Alemanha) nos dias 22 a 27 de maio de 1875.

Este fato recebeu duras criticas de Karl Marx na obra “Critica ao Programa de Gotha”, escrita por ocasião do Congresso, mas só publicada por Engels em 1891 na revista Neue Zeit, portanto 8 anos após o falecimento do seu autor.

"Charles Fourier, sua vida
e sua teoria"
Desse Congresso de unificação de eisenachianos  e lassallianos surgiria em 1890 o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD).

Com a eclosão da guerra franco-prussiana, liderou a oposição, à politica expansionista de Bismarck, que ordenou sua prisão. Solto foi novamente preso, condenado a dois anos de reclusão, acusado por alta traição por ter votado contra os créditos de guerra. 

Novamente eleito deputado, assumindo oposição à politica do Governo, consolidou sua posição entre a cúpula dirigente do Partido Social-Democrata.

Em 1900, com o falecimento de Wilhelm Liebknecht, secretario geral do Partido, Bebel passou a ocupar sua liderança, que se tornou uma das principais formações políticas de esquerda na Alemanha. 

Escreveu: “Cristianismo e socialismo” (1874), “A guerra dos camponeses na Alemanha” (1876),  “A mulher e o socialismo” (1879), “Charles Fourier, sua vida e sua teoria” (1888).

August Bebel, faleceu em  Passugg, na Suiça, em 1913.


(Dados compilados por Aluizio Moreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário