quinta-feira, 17 de setembro de 2015

QUARTA INTERNACIONAL


Por Aluizio Moreira


Há 77 anos, surgia em Paris, sob a liderança de León Trotsky, a IV Internacional



O ano da deflagração da Primeira Guerra Mundial marcou também o fim da II Internacional.

Em Outubro de 1917, acontecia a Revolução Russa e um ano depois (1918), era o fim da Primeira Guerra Mundial. 

Nesses anos (de 1915 a 1919) ainda sob os impactos das mobilizações bélicas, aconteceram tentativas de reorganização do Movimento Comunista Internacional

Na cidade de Zimmerwald na Suiça, de 5 a 8 de setembro de 1915, realizou-se uma Conferencia que congregou 37 delegados representantes socialistas de vários países, na qual se discutiria a possibilidade de se criar uma entidade internacional  socialista. A tendência majoritária da Conferencia de Zimmerwald, defendia a ressureição da Segunda Internacional, o que encontrou oposição dos bolcheviques (sob a liderança de Lenin) e da chamada esquerda internacionalista revolucionária. 

Em 1916 o chamado grupo de esquerda (bolcheviques, internacionalistas revolucionários e socialistas de esquerda), na Conferencia de Kienthal 

Em 1917, na Conferência de Estocolmo, bolcheviques, internacionalistas revolucionários e esquerda radical, acenam mais uma vez para a formação de uma organização internacional, o que não acontece. 

Todas essas mobilizações amadureceram as convicções dos bolcheviques russos da necessidade da criação de uma organização internacional,  cujo passo decisivo foi dado com a realização em janeiro de 1919, de uma reunião em Moscou, preparatória para a formação da Internacional Comunista. Deliberou-se a convocação de uma Conferencia Comunista Internacional para março de 1919, o que de fato aconteceu. Surgia assim a Terceira Internacional, que durante os seus 24 anos de existência promoveu 7 Congressos todos em Moscou: 1919 (o de fundação), 1920, 1921, 1922, 1924, 1928 e 1935.

Desses Congressos, V. I. Lênin participou decisivamente dos 4 primeiros, pois em maio de 1922, sofria o primeiro ataque de hemorragia cerebral; em março de 1923 teve um segundo ataque, vindo a falecer  em janeiro de 1924.

O agravamento da situação econômica e politica mundial, marcado pela crise de 1929, pela ascenção e do nazifascismo , seria o prenúncio de uma nova conflagração entre os povos que duraria de 1939 a 1946.  Por outro lado, a ascenção de Stalin  ao poder na URSS,  criou internamente uma desestabilização politica, vitimando com perseguições e assassinatos  um bom número de personalidades que ajudaram a construir  a nova Rússia, entre elas León Trotsky.

Sem condições de continuar sua existência, em 13 de maio de 1943, numa reunião do Presidium do Comitê Executivo da Internacional Comunista,  foi dissolvida a Terceira Internacional.

Antes da dissolução da Terceira Internacional em 1943, os descaminhos tomados pela Revolução Russa entre 1923 e 1928, favoreceram o surgimento da Oposição de Esquerda, que lutou internamente na Rússia por um política revolucionária. Foi completamente destroçada.

No exilio, já em 1930, Trotsky organizou Oposição de Esquerda Internacional na qual se pautava pelo seu  Programa de Transição e pela teoria da Revolução Permanente, chegando à conclusão da necessidade da construção de uma nova Internacional. 
 
Em setembro de 1938, Trotsky funda em Paris, a IV Internacional, com a presença de delegados da URSS, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Polônia, Itália, Grécia, Holanda, Bélgica, EUA e um representante da América Latina (o brasileiro Mário Pedrosa chegou a integrar o secretariado). Por motivo de segurança diante da perseguição promovida por Stalin, responsabilizado pelo assassinato de seu secretario pessoal um dia antes da Conferência, Trotsky não participou da reunião de Paris. 

A IV Internacional começou a desintegrar-se em 1952, a partir da criação de dois blocos no seio de sua organização, que sucessivamente provocaria maiores subdivisões, com o surgimento de várias tendências, a maioria delas reivindicando a “reconstrução” ou a ”reorganização” ou a manutenção da IV internacional. Esse processo de formação/reconstrução/fusão se verifica até os nossos dias.

Em 1963, uma tentativa de reunificação da maioria pablista (Michel Pablo) sob a direção de Ernest Mandel constitui-se o Secretariado Unificado da IV Internacional. Por sua vez uma tendência antipablista, em 1971 criará o Comitê de Reorganização da IV Internacional – CORQI

Em 1980, foi formado o Comitê Internacional de Reconstrução da IV Internacional, resultado da fusão da Fração Bolchevique, liderada por Nahuel Moreno, e o Comitê de Reconstrução da Quarta Internacional, sob a liderança de Pierre Lambert.

Apesar dessas constantes subdivisões, as tendências remanescentes da IV Internacional ainda defendem a democracia operária, a unidade do movimento comunista contra o capital, a formação de uma organização a nível internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário