quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CRONOLOGIA DO SOCIALISMO E COMUNISMO – SÉCULO XX 

(Compilada por Aluizio Moreira)


A historia não pode ser reduzida a um amontoado de datas, que ordenamos como se elas por si sós, substituíssem as interpretações dos fatos. Mas por outro lado, a história soe acontecer num determinado espaço e num determinado tempo. Ou seja, espaço e tempo são duas categorias sem as quais a história não existiria. Objetivando identificar alguns fatos relacionados ao socialismo e comunismo, a fim de melhor poder nos situarmos no tempo, tentamos organizar esta cronologia. É bem possível que algumas datas importantes não constem desta nossa relação, por algum motivo alheio à nossa vontade. O leitor pode colaborar para minimizar as omissões.

O SÉCULO XX

1900
#Realizou-se o Congresso de Paris da Segunda Internacional. Foram criados por ocasião desse Congresso um Secretariado Internacional com sede em Bruxelas, um Escritório Socialista Internacional e uma Comissão Interparlamentar. Além das discussões sobre as ameaças de guerra que pairavam sobre a humanidade e sobre a questão nacional, esteve na pauta desse Congresso a questão da participação dos socialistas nos governos burgueses.

#Foi fundado na Inglaterra o Labour Party (Partido Trabalhista) que se transformou rapidamente num partido de massa. De tendência reformista, o Labour Party congregou a maioria dos sindicatos ingleses, a Federação Social-Democrata e a Sociedade Fabiana.

1901
#Fundado o Partido Socialista dos Estados Unidos.

1903
#Fundado o Partido Social-Democrata Finlandês.

1904
#Realizou-se o Congresso de Amsterdam da Segunda Internacional. A questão nacional discutida no Congresso de Paris em 1900, voltou a ser debatida em Amsterdam. Sobre essa questão conflitaram duas tendências: a) a de Hyndmann, Brake e Bronckere, que condenava o colonialismo, denunciando-o como produto do imperialismo, b) a de Vankoz, Tarbouriech e Bernstein que admitia o colonialismo como fato inevitável.

1907
- Realizou-se o Congresso de Stuttgart da Segunda Internacional. Aprovou-se Resolução formulada por Lênin, Martov e Rosa Luxemburgo, segundo a qual as classes trabalhadoras e seus representantes parlamentares se obrigariam a impedir a eclosão de guerra. Por outro lado, segundo a mesma Resolução, se ainda assim irrompesse a guerra, caberia aqueles trabalhadores e seus representantes, aproveitando-se da crise econômica, acelerar a eliminação d capitalismo. A questão nacional e colonial volta a ser discutida, ganhando grande dimensão em conseqüência das lutas antiimperialistas que na época marcaram a Ásia e África.

#Fundação em Stuttagart da Internacional Socialista de Mulheres (ISM), para a qual compareceram 58 delegadas de diversos países.

1910
#Realizou-se o Congresso de Copenhague da Segunda Internacional. Diante da iminência da guerra Vaillant e Hardie, sindicalistas franceses, propuseram a decretação de uma greve geral, sobretudo nas indústrias que forneciam instrumentos para a guerra. Essa proposta foi adiada para ser discutida no próximo congresso, marcado para 1914, que não aconteceu.

#Ocorreu no dia 8 de março a IIa. Conferência Internacional de Mulheres Socialistas que aconteceu em Copenhague. Nessa Conferência, evocando o assassinato de operárias de uma indústria têxtil dos Estados Unidos, ocorrido em 8 de março de 1857, quando reivindicavam redução de jornada de trabalho, licença maternidade e melhores condições de trabalho, aprovaram instituir o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

1912
#Realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro o Congresso de Basiléia da Segunda Internacional, considerado o último Congresso da Segunda Internacional. Foi convocado como Congresso Extraordinário pela gravidade da situação internacional que ameaçava a Europa. Lênin propôs que se deveria transformar a guerra imperialista numa guerra civil revolucionária.No dia 25 de novembro.  Elaborou-se o Manifesto de Basiléia que alertava os povos contra o perigo iminente de uma guerra, denunciando os propósitos espoliativos e conclamando os operários de todos os países a conduzirem uma luta decidida pela Paz. Na prática os socialistas não cumpriram as propostas do Manifesto e se colocaram ao lado de seus governos, quando finamente a guerra eclodiu dois meses depois.

1915
#Foi realizada na Suiça a Conferência de Zimmerwald, que reuniu os socialistas russos (Lênin, Trotsky, Zinoviev e Radek), alemães ( Ledebour e Hoffmann), franceses ( Blanc, Brizon e Loriot), italiano (Modigliani), búlgaro (Rakovski), além de representantes do movimento socialista de alguns países membros. Nessa Conferência denunciou-se o caráter imperialista da guerra, a "traição" dos socialistas ligados à extinta Segunda Internacional que aderiram ao conflito mundial. A Conferência de Zimmerwald marcou a formação do chamado movimento de Zimmerwald, que pretendia reorganizar a Internacional. O grupo de Zimmerwald promoveu ainda a Conferência de Kienthal (1916), a Conferência de Estocolmo (1917) e a Conferência de Berna (1919)

1916
#Em Kiental, na Suiça, no mês de abril, aconteceu a Conferência de Kiental que conclamou os trabalhadores dos países beligerantes a lutarem pelo fim da guerra.

1917
#Em outubro a Revolução Bolchevique Russa sob a liderança de V.I.Lênin e do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), instaura o regime socialista naquele país.

#Fundado na Alemanha o Partido Social-Democrata Independente (USPD), aglutinando ex-membros de várias tendências (Bernstein, Kautsky, Dittmann e Haase), expulsos do Partido Social-Democrata Alemão (SPD). Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht em torno da Liga Spartacus , representarão uma das tendências dentro do USPD.

#Constituição do Partido Social-Democrata da Suécia que aderiu à I.C. em 1921

1918
#Nos fins de dezembro, teve início uma Revolução Socialista na Alemanha sob a liderança de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. O movimento iniciou-se em algumas cidades litorâneas, estendendo-se por várias cidades do interior, culminando com a criação de conselhos operários e soldados. Os revolucionários chegaram a tomar Berlim, mas a repressão do governo fez abortar o movimento. Muitos participantes do movimento foram sumariamente executados.

#Em fins de janeiro eclodiu a Revolução Proletária na Finlândia. Contra-revolucionários contando com a de tropas alemães, conseguiram sufocar a República Socialista da Finlândia.

#Surgimento do Partido Socialista Internacional da Argentina, que em fins de 1920 mudou seu nome para Partido Comunista da Argentina.

#Formação de Partidos Comunistas na Finlândia, Áustria, Holanda, Hungria e Alemanha. 

1919
#Realizou-se a Conferência Socialista de Lucarna. Propunha a reconstituição da II.ª Internacional (a de 1889). Nessa Conferência se protestou contra o sistema dos Tratados de Paris e contra as campanhas intervencionistas na URSS.

#Ocorreu em fevereiro a Conferência Socialista de Berna. Como a Conferência de Lucarna, a Conferência de Berna também objetivava reconstituir a II.ª Internacional. Teve a participação de Partidos Socialistas antes ligados à ex-II.ª Internacional. Nessa Conferência organizou-se a Internacional Socialista, chamada por Lênin "Internacional de Direita", "Internacional Amarela", criada com a participação de alguns Partidos Socialistas da Europa Ocidental, deixando de existir em 1914.

#Conhecida como Internacional Comunista (I.C.), Komintern ou Terceira Internacional, foi criada no Congresso que realizou-se em Moscou de 2 a 6 de março. Deixou de existir em 1943. Promoveu, a partir do seu Congresso de fundação, os seguintes Congressos, todos realizados em Moscou: II Congresso (1920), III Congresso (1921), IV Congresso (1922), V Congresso (1924), VI Congresso (1928), VII Congresso (1935).

#São assassinados pelas forças repressivas alemães, Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Leo Jogiches, após o fracasso da Revolução socialista por eles liderada nos fins do ano anterior.

#Ocorreu a Revolução Proletária na Hungria em 21 de março instituindo a República Socialista Federativa dos Conselhos. Essa experiência húngara durou até agosto deste ano.

#Formação da Internacional Juvenil com a realização do seu I Congresso Internacional ocorrido em Berlim, no mês de novembro. Participaram 20 delegados de 13 países. A Internacional Juvenil foi organizada como seção da I.C.

1920
#A Conferência Socialista de Genebra, foi uma tentativa de reconstituir a II.ª Internacional. Ocorreu sem a participação dos Partidos Comunistas da Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, França, Noruega e Espanha. Alguns desses Partidos socialistas aderiram à Internacional Comunista.

#Formação de Partidos Comunistas da Iugoslávia, Estados Unidos, México, Dinamarca, Indonésia, Irã, Turquia, Uruguai e Austrália.

#Em julho realizou-se em Moscou a Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras promovida pela I.C. Participaram 21 delegadas representando 16 países.

#Realizou-se em Moscou o II Congresso da Internacional Comunista (III Internacional). Iniciado em 19 de julho em Petrogrado, transferiu-se para Moscou prosseguindo de 23 de julho a 7 de agosto de 1920. Participaram do Congresso 217 delegados representando 67 organizações de 37 países.

 #Instalação em Moscou, no mês de julho, o I Congresso Internacional dos Sindicatos Revolucionários. Esse Congresso deliberou criar uma organização sindical internacional sob o nome de Organização Internacional Sindical Vermelha.

 #Realizou-se em Moscou de 9 a 15 de junho o III Congresso Internacional das Mulheres Comunistas. Participaram 82 delegadas de 28 países.

#Nos Estados Unidos, durante uma manifestação operária, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois anarquistas italianos são presos acusados pela morte de duas pessoas durante as manifestações. Embora não houvesse provas contra os dois italianos, foram julgados e apesar de inocentados por testemunhas, foram condenados à morte e executados.

1921
#Dirigida pelo Partido Revolucionário Popular, a Revolução Comunista na Mongólia estabeleceu o socialismo naquele país, sob a denominação de República Popular da Mongólia. A Mongólia foi o segundo país no mundo , após a Rússia, a adotar o socialismo.

#Fundada na Conferência de Viena ocorrida em fevereiro de 1921 a Internacional Socialista de Viena, também conhecida como Associação Internacional dos Partidos Socialistas ou Internacional II 1/2, que reuniu vários Partidos e Grupos socialistas que se separaram da IIa. Internacional. Se opôs à Internacional de Berna.

#Instituição na URSS da Nova Economia Política (NEP). Como forma de reerguer  a economia e solucionar os problemas advindos da crise social, Lênin apresentou a Nova Política Econômica (NEP), que apesar de forte oposição, pois alguns bolcheviques temiam que esse projeto reintroduzisse o capitalismo na Rússia. E não era para menos. Consistindo num planejamento estatal da economia, a NEP combinava os princípios socialistas com elementos do capitalismo: estímulo à pequena manufatura privada, incentivo ao comércio e à livre venda dos produtos no mercado consumidor e investimento de capital estrangeiro. Após grandes discussões, a NEP foi finalmente  implantada vigorando até 1927. 

#Realizou-se em Moscou o III Congresso da Internacional Comunista, iniciado em 22 de junho. Participaram representantes de 48 países, 28 uniões juvenis e outras organizações num total de 605 delegados.

#Constituiu-se em Berlim no mês de agosto, o Comitê Estrangeiro para a Organização da Ajuda aos Famintos da Rússia, sob a presidência de Clara Zetkin. Integravam esse Comitê A. Einstein, M. A. Nexö, Bernard Shaw, Anatole France e H. Barbusse.

1922
#Realizou-se em Berlim o Congresso Internacional Anarquista, conhecido como Congresso Socialista Revolucionário. Adotou o nome de Associação Internacional de Trabalhadores, que não deve ser confundida com a AIT fundada em 1864.

#Formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

#Ocorreu em Moscou 30 de novembro a 05 de dezembro, o IV Congresso da Internacional Comunista. Participaram 408 delegados de 58 Partidos Comunistas e outras organizações operárias. Neste Congresso o recém-fundado PCB envia representante a Moscou a fim de filiar-se à Internacional Comunista. A solicitação é negada, por ser o PCB considerado uma agremiação influenciada pelo anarquismo.

#Realizou-se nos dias 25 a 27 de março um Congresso na sede da União Operária do Rio de Janeiro, que fora acertado desde fevereiro desse mesmo ano por iniciativa do Grupo Comunista de Porto Alegre em contato com o Grupo Comunista do Rio de Janeiro. Outros Grupos Comunistas existentes no país - de Recife, de São Paulo, de Cruzeiro (SP), de Niterói - foram convocados para o Congresso que fundaria o Partido Comunista do Brasil (PCB). Entre os delegados que participaram da fundação do PCB, estavam Astrojildo Pereira, Cristiano Cordeiro, João da Costa Pimenta, José Elias da Silva, Joaquim Barbosa, Luis Peres, Hermogenio Silva, Abílio de Nequette, Manuel Cendon. 
Da pauta constava a discussão dos seguintes temas: *Exame das 21 condições para admissão na Internacional Comunista, *Estatutos do Partido, Eleição da Comissão Executiva Central, *Medidas em benefício dos flagelados russos do Volga. 
A Comissão Executiva Central ficou constituída por Abílio de Nequette, Astrojildo Pereira, Antonio Bernardo Canellas, Luis Peres, Antonio Gomes Cruz Junior; como suplentes foram escolhidos Cristiano Cordeiro, Rodolfo Coutinho, Antonio de Carvalho, Joaquim Barbosa e Manuel Cendon. 
O jornal Movimento Comunista, fundado pelo Grupo Comunista do Rio de Janeiro, após a fundação do PCB passou a ser órgão oficial do novo partido.
O Diário Oficial da União de 07.04.1922 publicou o registro e os Estatutos do Partido. Embora registrado oficialmente, o PCB passou a maior parte de sua existência proibido pelos sucessivos governos brasileiros, de ter vida legal. 
  
1923
#Fundada nesse ano a Internacional Socialista, considerada reorganizadora da II.ª Internacional (a de 1889). Sobreviveu até o ano de 1940.

#Aconteceu em Hamburgo a realização do Congresso da Internacional Trabalhista e Socialista.

#Fundada a Internacional Operária e Socialista pela união da Internacional Socialista de Berna e Internacional Socialista de Viena.

#Ocorreu em setembro na Bulgária, em setembro, uma insurreição popular liderada pelos comunistas contra o avanço do fascismo naquele país. Essa insurreição foi reprimida e derrotada pelas forças da reação.

#Surgimento dentro do Partido Comunista Bolchevique Russo do movimento Oposição de Esquerda sob a liderança de Trotsky.

1924
#Iniciou-se em 17 de junho em Moscou o V Congresso da Internacional Comunista. Participaram 504 delegados de 49 Partidos Comunistas e Operários e 10 organizações internacionais (entre elas Organização Internacional de Sindicatos Vermelhos, Internacional Comunista Juvenil, Socorro Operário Internacional). Neste Congresso o PCB é aceito como filiado à Internacional Comunista.

1925
#Realizado em Marselha o Congresso da Internacional Trabalhista e Socialista.

 #Formação do Partido Comunista de Cuba.

#Formação do Partido Comunista da Coreia.

#Formação do Partido Comunista da Índia.

1926
#Realizou-se em fevereiro em Berlim uma Conferência Anti-Imperialista da qual participaram organizações progressistas de vários países, com a proposta de lutar contra a opressão colonial e pela unidade do movimento de libertação nacional. Decidiu-se nessa Conferência, convocar um Congresso Internacional que se realizaria em Bruxelas em 1927.

1927
#São executados nos Estados Unidos, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, anarquistas italianos presos por assassinato, embora inocentados por várias testemunhas.

#Aconteceu em Bruxelas, no mês de fevereiro, o Congresso Internacional Anti-Imperialista que contou com a participação de 152 delegados de 37 países, congregando organizações políticas de esquerda, organizações sindicais e intelectuais de países capitalistas. Foi criada na ocasião uma organização internacional com o nome de Liga Anti-Imperialista Internacional. Nesse Congresso se condenou a presença imperialista na China, Índia e Síria e se exortou todos os povos a lutar pela completa libertação nacional dos povos oprimidos, pela autodeterminação de todas as nações, pela igualdade de direitos de todas as raças e indivíduos.

#Neste ano, o criador do Exercito Vermelho que desempenhou fundamental importância para a vitória da Revolução Russa de 1917, León TROSKY, foi expulso do Partido Comunista da União Soviética, num processo movido por Stalin,que atingiu dezenas de comunistas na Russia.

1928
#Realizou-se em Bruxelas o Congresso da Internacional Trabalhista e Socialista.

#Implantação na URSS, após a ascensão de Stálin ao poder, da política de Planificação Econômica que substituiu a NEP.

#Ocorreu de 17 de julho a 1 de setembro em Moscou, o VI Congresso da Internacional Comunista. Participaram 532 delegados de 57 partidos e 9 organizações internacionais.

1929
#Realizou-se em Buenos Aires (Argentina) de 1 a 12 de junho a I Conferência dos Partidos Comunistas Latino-Americanos. Estavam presentes 38 delegados dos Partidos Comunistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Salvador, Uruguai e Venezuela.

#León Trotsky foi expulso da Russia, exilando-se em vários países antes de se fixar no México 

1934
#Aconteceu em Moscou a II Conferência dos Partidos Comunistas Latino-Americanos. Nessa Conferência foi lançada por George Dimitrov a tática da formação dasFrentes Populares. Participaram como delegados do PCB, Miranda, Prestes, Caetano Machado e Fernando Lacerda.

1935
#Realizou-se em Moscou o VII Congresso da Internacional Comunista. Foi o último Congresso da I.C.

#Em novembro deflagrava a insurreição comunista  ocorrida em Natal, Recife e Rio Janeiro, articulada pelo PCB com a formação da frente antifascista Aliança Nacional Libertadora (ANL), cujo presidente de honra fora Luis Carlos Prestes.

1938
#Fundada por Leon Trotsky a IV Internacional, numa Conferência realizada em 03.09.1938. Entre os 12 participantes dessa Conferência, registrou-se a presença de um delegado brasileiro representando a América Latina: Mário Pedrosa, membro do Partido Operário Leninista (POL).

1940
#Em agosto deste ano, foi assassinado a golpes de machado em Coyocan, no México, Leon Davidovitch Trotsky, fundador da IV Internacional.    

1943
#A III.ª Internacional (a Internacional Comunista) foi considerada extinta no dia 13 de maio, numa reunião do Presidium do Comitê Executivo da Internacional Comunista (CEIC) da qual participaram Georgi Dimitrov, Dimitri Manuilski, Wilhelm Pieck, Maurice Thorez, Andre Marty, Johann Koplenig e Vasil Kolarov, membros do Presidium;  Dolores Ibárruri, Matias Rakosi, Walter Ulbricht, Jean Sverma e Friedrich Wolf, membros efetivos e suplentes do CEIC;  Anna Pauker (PC Romeno), Vlasov (PC da Iugoslávia) e I. Lehtinin (PC da Finlândia)

#Ano que marca a vitória das tropas soviéticas na Batalha de Stalingrado contra as forças armadas nazistas que tinham ocupado militarmente a Rússia desde 1941. Este fato é considerado pelos historiadores como o inicio da derrota definitiva aos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

#Aconteceu em Londres a Conferência Internacional dos Partidos Social-Democratas.

1945
#É estabelecido o regime comunista na Iugoslávia sob a liderança de Josip Broz "Tito", no processo de luta de resistência às tropas do exército nazista alemão.

1946
#Aconteceu em Paris a Conferência Internacional dos Partidos Social-Democratas.

#É proclamada a República Popular da Bulgária sob regime socialista. Georgi Dimitrov, líder comunista, assume o poder no país.

#É proclamada a República Popular da Albânia, sob o regime socialista.

1947
#Realizou-se em Milão, na Itália, o Congresso dos Filósofos Marxistas.

#Ocorreu em Londres a Conferência dos Partidos Comunistas do Império Britânico.

#Em Zurich realizou-se a Conferência Internacional dos Partidos Social-Democratas.

1949
#Realizou-se em Paris o Congresso Internacional Anarquista.

#Ocorreu a Revolução Socialista na China, sob a liderança de Mao Tse-tung.

#É criada a República Democrática Alemã, sob regime comunista.

1951
#Em Frankfurt realizou-se Congresso de Frankfurt da Internacional Socialista. Esse Congresso foi considerado como de reconstituição da Internacional Socialista de 1889 extinta em 1912 em Basiléia.

#Fundação da União Internacional dos Professores Socialistas (UIPS). Seus membros pertenciam às organizações educacionais filiadas à Internacional Socialista.

1954
#Ocorreu a Revolução Socialista no Vietnã do Norte.

1956
Aconteceu em Moscou o XX.º Congresso do PCUS ( Partido Comunista da União Soviética) que marcou oficialmente o fim do estalinismo. Foi nesse Congresso que KRUSCHEV denunciou os chamados "crimes de Stalin".

#Aconteceu a Insurreição na Hungria.

#Ocorreu a Insurreição na Polônia.

1959
#Ocorreu a Revolução Cubana em 10 de janeiro, sob a liderança de Fidel Castro e Ché Guevara.

1961
#É constituída na Nicarágua a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

1975
#É instalado o regime socialista em Angola. Líder do Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA), Agostinho Neto assume a presidência da nova República Popular.

#É instaurado o regime comunista no Laos, assumindo a presidência do país Kaysone Phomvihan.

#Com a tomada de Phnom Penh pelos guerrilheiros do Khmer Vermelho, é implantado o regime comunista no Camboja.

1976
#Reunificação do Vietnã do Norte e Vietnã do Sul sob regime socialista, passando a constituir a República Socialista do Vietnã.

#Realizou-se em Genebra, o XIII Congresso da Internacional Socialista.

1979
#Vitoriosa a Revolução Sandinista com a tomada de Manágua pelos rebeldes nicaraguenses.

1980
#Realizou-se em Madri entre os dias 13 e 16 de novembro o XV Congresso da Internacional Socialista. A convite, participou do evento representante do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

1981
#Ascensão de Deng Hiao-ping na China, iniciando um programa de mudanças econômicas como ampliação do comércio com o Ocidente, estímulo à propriedade individual camponesa, abertura à instalação de empresas transnacionais no país, incentivo à formação de pequenas empresas privadas (padarias, lojas, oficinas, restaurantes, etc).

1991
#Extinção da URSS e criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) da qual farão parte a Federação Russa, Turcomênia, Cazaquistão, Ubzequistão, Quirquizie, Tadjiquistã, Armênia, Azerbaidjão, Moldávia, Georgia, Ucrânia e Belarus. Das 15 Repúblicas que formavam a ex-URSS, apenas não aderiram à CEI a Estônia, Letônia e Lituânia.

1992
#Ocorreu em Berlim o XIX Congresso da Internacional Socialista, com a presença de 155 delegações de vários países. Esse Congresso debateu a crise do comunismo, condenou o neoliberalismo e criticou os que defendem intransigentemente o mercado como ele eliminasse todos os problemas da sociedade.

#Realizou-se em Berlim nos dias 12 e 13 de setembro a XV Conferência da Internacional Socialista de Mulheres (ISM).

1993
Ocorreu em Helsinque, na Finlândia, o 39º Congresso da União Internacional dos Professores Socialistas (UIPS).

1996
#Realizou-se em Nova York o XX Congresso da Internacional Socialista.

1998
#Realizou-se nos dias 3 a 5 de maio em Bruxelas, o Seminário Comunista Internacional, organizado pelo Partido do Trabalho da Bélgica. Participaram 78 partidos representando 48 países. Na ocasião foram aprovadas resoluções de apoio e solidariedade aos povos da Coréia, Albânia, Cuba, à luta dos povos da Colômbia, além de resoluções que condenaram a agressão imperialista ao Iraque e a guerra nos Balcãs.

#Ocorreu em Buenos Aires o IV Encontro de Revistas Marxistas Latinoamericanas.

#Em comemoração aos 150 anos da publicação do Manifesto do Partido Comunista, aconteceu em Paris, em maio, o Congresso Internacional de Marxistas.

1999
#Ocorreu em Bruxelas nos dias 2 a 4 de maio o Seminário Comunista Internacional, com a participação 70 representantes de organizações comunistas e revolucionárias de vários países, entre eles Iugoslávia, Bulgária, Grécia, Índia, Turquia, Filipinas, Estados Unidos, Noruega, Argélia, Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha, Japão, Cuba, Coréia do Norte, Suécia e Ucrânia. Da América Latina se fizeram representar delegações do Partido de la Liberacion (Argentina), FARC-EP (Colômbia) e MR-8 (Brasil).

#Aconteceu em São Paulo, de 3 a 7 de setembro, o V Encontro de Revistas Marxistas Latinoamericanas, sob o tema central "O Socialismo do Século XXI".

2000
#Realizou-se no Uruguai de 21 a 23 de setembro o VI Encontro de Revistas Marxistas Latinoamericanas. Sob o tema central "O Socialismo do Século XXI", foram discutidas as seguintes unidades temáticas: 
1 - Um balanço necessário: as experiências do socialismo histórico; 
2 - As experiências de luta na América Latina; 
3 - O capitalismo no fim do século: globalização e crises, trocas e continuidades; 
4 - As formas atuais da luta de classes; 
5 - A questão do poder e seus problemas; 
6 - Os sujeitos sociais; 
7 - O pensamento socialista; 
8 - As perspectivas do projeto socialista e a emancipação humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário