domingo, 6 de maio de 2012

Ex-países socialistas enfrentam crise no capitalismo

Por Aluizio Moreira

Não há quem desconheça as desagregações das sociedades socialistas a partir dos finais da década de oitenta do século passado, com o retorno/implantação do capitalismo naquelas sociedades.

Processo que culminou com o desintegração da URSS, da Iugoslavia, desmembramento da Tchecoslovaquia, desaparecimento da Alemanha Oriental, e o surgimento de repúblicas independentes como Letônia, Estônia, Lituânia, Ucrânia, Belarus, Croácia, Eslovênia, Bósnia, entre outras.

Países aqueles cuja população há mais de duas décadas não ouvia falar em revisão de sistema de aposentadoria, contenção de gastos com a saúde pública, redução do poder aquisitivo, desnacionalização de sua economia frente à invasão de empresas transnacionais, recorrência a empréstimos às entidades financeiras internacionais, tal qual qualquer país acometido pelas perturbações cíclicas do sistema capitalista.

Poucos conhecem os graves problemas que essas sociedades enfrentam na atualidade após a adoção de um modelo econômico que atravessa uma crise profunda, e segundo alguns analistas, impossível de solucioná-la dentro do sistema.
  
Em março deste ano, professores da ex-República Socialista da Estônia, entraram em greve que duraria três dias, contra os baixos salários da categoria.

No final de abril postamos um artigo de Gyula Thürmer, Presidente do Partido Comunista da Hungria, analisando a crise econômica que atravessa aquele país, após retorno ao capitalismo.

Ainda em abril, uma manifestação de grande envergadura contra o governo, aconteceu em Praga, que debate-se numa crise econômica de grandes proporções.

No mesmo mês, na Eslovênia, ex-Yugoslávia desde 1991, aconteceu a maior greve de professores, médicos, policiais e outros funcionários públicos. Cerca de 100 mil funcionários foram às ruas contra os cortes salariais, redução dos auxílios na saúde, previstos no pacote de austeridade do governo.

O fato é que a imprensa ocidental pouco ou nada informa sobre esses fatos.

Vejamos nos videos a seguir os registros  desses acontecimentos. 

FONTES: Opera Mundi
                   Euronews
                   Diario Liberdade

Sem comentários:

Enviar um comentário