quinta-feira, 7 de março de 2013

Março: do Dia Internacional da Mulher à fundação do PCB


Por Aluizio Moreira

O mês de março foi palco de alguns acontecimentos marcantes para a História do movimento operário e socialista, tanto em relação ao mundo ocidental como em relação ao nosso país.


Comecemos pelo dia 8 de março de 1857. Reconhecido em todo mundo como a data que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, em homenagem às 129 mulheres assassinadas por seus patrões naquela data, no interior de uma fábrica têxtil em Nova York, epilogo de um movimento grevista deflagrado pelas mulheres operarias das fábricas de vestuário, que reivindicavam redução da jornada de trabalho, licença maternidade e melhores condições de trabalho. (Ver artigo por nós postado neste blog em março de 2012)



Ano de 1871, ano da Comuna de Paris. A data 18 de março é lembrada há 142 anos, marcada pela tomada do poder pelos operários e socialistas de Paris, estabelecendo uma forma de governo democrático e popular, que tudo indica, iria por fim à existência do Estado como instituição coercitiva originado com o surgimento da propriedade privada dos meios de produção. Engels se refere ao poder político exercido na Comuna pelos operários de Paris da seguinte forma:

"Ultimamente, as palavras 'ditadura do proletariado' voltaram a despertar sagrado terror ao filisteu social-democrata. Pois bem, senhores, quereis saber que face tem essa ditadura? Olhai para a Comuna de Paris: êis aí a ditadura do proletariado." (ENGELS)





Março de 1883. No dia 14, às 14:45, falece Karl Marx um dos mais importantes pensadores e revolucionário do movimento socialista Internacional, criador do materialismo dialético e materialismo histórico, cuja influencia, concorde-se ou não com ele,  permanece até hoje como teórico e como homem de ação, que dedicou toda sua vida em defesa da emancipação dos trabalhadores. No dia 17 do mesmo mês, Friedrich Engels pronuncia o “Discurso diante do túmulo de Marx”, no cemitério de Highgate, em Londres.








No ano de 1919, no dia 1º de março, é realizada uma reunião preparatória para a formação de III Internacional (a Internacional Comunista), acontecendo, no dia seguinte, o Primeiro Congresso da Terceira Internacional, o Congresso de fundação do Komintern. No dia 4 de março, Vladimir Lênin apresenta no Congresso suas "Teses e Relatório Sobre a Democracia Burguesa e a Ditadura do Proletariado" (ver postagem neste blog sobre a III Internacional). Há 94 anos.







Dias 24 a 26 de março de 1922. Há 91 anos trás, realizava-se no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso, congresso de fundação, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), com a presença de nove delegados que representaram 73 militantes de vários Estados brasileiros. Eram eles: Abilio de Nequete (barbeiro de origem libanesa), Astrojildo Pereira (jornalista do Rio de Janeiro), Cristiano Cordeiro (contador do Recife), Hermogenio da Silva Fernandes (eletricista da cidade de Cruzeiro), João da Costa Pimenta (gráfico de São Paulo), Joaquim Barbosa (alfaiate do Rio de Janeiro), Jose Elias da Silva (sapateiro do Rio de Janeiro), Luis Peres (vassoureiro do Rio de Janeiro) e Manuel Cendon (alfaiate espanhol). Além da escolha da primeira Comissão Central Executiva, foram apresentados e aprovados os Estatutos do PCB.

Sem comentários:

Enviar um comentário