quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Partido da Esquerda Europeia


Por Aluizio Moreira  



Com certeza muitos dos nossos leitores jamais ouviram falar ou leram a respeito do Partido da Esquerda Europeia e menos ainda do seu último Congresso realizado nos finais de 2013.

Evidente que o termo esquerda, para muitos analistas já caiu em desuso há muito tempo, e consideram que a esquerda como movimento ou como tendência político-ideológica não mais existe. Não faz parte do vocabulário da chamada pós-modernidade. Outros incluem na esquerda uma gama tão ampla de grupos e partidos, que chega a descaracterizar o que se possa considerar esquerda. 

Lembro-me de um relato bastante esclarecedor que nos vem de István Mészáros que ao tratar do socialismo em “Atualidade histórica da ofensiva socialista” (1) admitiu que muitos partidos considerados representantes da velha social-democracia europeia (esquerda,portanto), teriam  traído os trabalhadores, esquecendo  suas propostas históricas, mesmo limitadas, de luta contra o capital, e tomando medidas legislativas conservadoras, inclusive abolindo conquistas trabalhistas em beneficio do empresariado local.  E cita Tony Blair do Partido Trabalhista  da Inglaterra, que em discurso proferido em 1º de abril de 1995, referiu-se ao seu partido como “partido do empresariado e das modernas indústrias na Inglaterra”. (MÉSZÁROS, 2010, p. 12).   

Bem, concordemos ou não com a existencia hoje, da esquerda (2), o fato é que uma nova força politica tem crescido na Europa, mesmo considerando a existência de duas, ou até quem sabe! várias esquerdas europeias. (3)

Voltando ao Partido da Esquerda Européia.(4)

Com séde em Bruxelas, o PEE foi fundado em 2004 no Congresso realizado em Roma nos dias 8 e 9 de maio, inicialmente congregando o Grupo Parlamentar da Europa, a Esquerda Unitária Européia e a Esquerda Nordica Verde, agrupando hoje considerável número dos partidos comunistas e socialistas europeus, bem como várias forças de esquerda que assumem uma posição anticapitalista.

Até onde sabemos, os membros do Partido da Esquerda Europeia são, entre outros: na Alemanha o Die Linke (A Esquerda), na Áustria o Partido Comunista da Áustria, na Bélgica o Partido Comunista de Valonia, na Bielorrussia o Partido Bielorrusso de Esquerda, na Bulgária a Esquerda Búlgara, na Espanha a Esquerra Unida i Alternativa (EUiA), a Esquerda Unida e o Partido Comunista de Espanha, na Finlândia a Aliança de Esquerda e o Partido Comunista da Finlândia, na França a Esquerda Unitária e o Partido Comunista Frances, na Grécia a Coligação da Esquerda Radical, na Hungria o Partido dos Trabalhadores da Hungria, na Itália o Partido da Refundação Comunista, em Portugal o Bloco de Esquerda, na Suíça o Partido do Socialismo Democrático, na Romênia o Partido da Aliança Socialista.

O II Congresso relizou-se na cidade de Praga nos dias 23 a 25 de novembro de 2007.

De 3 a 5 de dezembro de 2010, realizou-se em Paris, o III Congresso. 

Nos dias 13 a 15 de dezembro de 2013, em Madrid, aconteceu o IV Congresso, no qual foi elaborado um documento político sob o titulo “Unidos por una alternativa de izquierdas para Europa”, no qual, partindo de uma análise da crise atual do capitalismo, aponta para o papel decisivo das forças da esquerda européia como alternativa ao fracasso da estrutura do capitalismo globalizado. 

Na parte introdutória do referido documento, considera que


A Europa está atravessando a pior crise de sua história, desde a década de trinta e após a Segunda Guerra Mundial. O Projeto europeu concebido pelas classes dominantes em prol da paz e do progresso social se transformou em pesadelo porque se vê é um brutal retrocesso social. A Europa chegou a esta situação pela crise do sistema financeiro capitalista, cm consequências sociais e ambientais globais que tem atingido a humanidade e o planeta com uma violência sem precedentes. 

Admite mesmo “uma alternativa socialista para a humanidade livre da exploração e da opressão e violência capitalistas.”


Entre as propostas aprovadas nesse IV Congresso, destacam-se:

1-garantia do emprego, desenvolvimento  social,ecologico e solidario
2-independência dos povos em relação ao mercado financeiro, ou  seja, defesa de uma economia voltada para o bem dos seres humanos
3-defesa da soberania popular e avanço da democracia
4-cooperação entre o povos da América Latina, Ásiae   Africa
5-organização anualmente  de um Forum Alternativo Europeu que reunirá as forças da esquerda europeia para discussão e ações politicas em defesa de uma Europa unida e socialista.

Esse projeto, segundo o documento, só será viabililizado se houver uma união das forças da esquerda, que inclua os movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, ativistas que sob varias formas possam colaborar com as discussões acerca das alternativas ao modelo capitalista. 

O Congresso concluiu seus trabalhos, com a indicação de Alexis Tsipras, lider do partido Syriza (Coligação da Esquerda Radical) da Grécia para concorrer à presidência da Comissão Europeia (5). Ao mesmo tempo os congressistas reelegeram Pierre Laurent, do Partido Comunista Frances, presidente do Partido da Esquerda Europeia (6)


Notas:

(1) Mészáros, István. Atualidade histórica da ofensiva socialista: uma alternativa radical ao sistema parlamentar. São Paulo: Bomtempo 2010.
(2) Admitimos mesmo que os partidos considerados socialistas ou de esquerda, ao assumirem o governo ou a ele se aliarem, se posicionando com praticas conservadoras, de alguma forma reforça a ideia da aceitação da inexistencia  da esquerda.  
(3) A propósito, para Michael Löwy, existem dois tipos de esquerda na Europa: uma esquerda oficial, representada por governos de centro-esquerda, defensora o neoliberalismo, e uma outra esquerda, a chamada esquerda radical, que combate a desigualdade, a injustiça, que luta em defesa da criação de uma comunidade politica livre  igualitária.
(4) Não se deve confundir o PEE com a Esquerda Anticapitalista Europeia (EACE), uma união informal de partidos de esquerda constituida em março de  2000.
(5) Instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da União Européia, propondo ações e programas politicos, além de  aplicar as decisões do Parlamento Europeu.
(6) O sitio do Partido da Esquerda Européia é www.european-left.org

Sem comentários:

Enviar um comentário